Conhecida e temida no mundo da musculação a fadiga muscular, que muitas vezes pode parecer inofensiva também pode significar um estado de alerta que o seu organismo está emitindo que nesse caso pode ser devido à alguma jornada de treinos em demasia ou até mesmo a deficiência de nutrientes necessários para a boa performance dos atletas.

E por isso no artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a fadiga muscular e suas consequências quando não tomados os devidos cuidados que ela pede, então continue ligado e confira!

A fadiga muscular pode surgir de forma repentina e se for indicativo de algo mais sério pode ser durar por dias se mostrando como uma incapacidade metabólica que impede o funcionamento do músculo de forma adequada e na maioria das vezes pode resultar de jornadas de treinos com altos níveis de sobrecarga.

Nosso tecido muscular pode apresentar altos níveis de força quando demandado pelas atividades físicas, porém pode apresentar incapacidade e até mesmo lesões provocadas pela fadiga muscular.

Portanto o melhor caminho é optar pelo equilíbrio entre as jornadas de treino e o repouso que tem a funcionalidade de descanso e recuperação dos músculos.

Entre as causas principais de fadiga muscular temos:

– Baixa ingestão ou déficit de carboidratos – Os carboidratos são ótimas fontes de energia e devem ser consumidos antes e depois dos treinos, mas prefira pelos que contemplam baixo índice glicêmico e possuem energia por mais tempo, são eles batata-doce, aveia e mandioca. E quando nosso organismo apresenta baixos níveis desse poderoso nutriente, os músculos ficam sem a energia adequada para ter a força demandada pelos treinos, o que vai impedir a eficiência do exercício.

– Baixa ingestão de água – é a principal fonte de hidratação do corpo e reposição de líquido expelido por meio do suor durante as atividades físicas, portanto manter o consumo adequado de água é de extrema importância.

– Altas jornadas de treino – Por mais que na maioria das vezes associamos as longas jornadas de treino com bons resultados é necessário ter cautela e um equilíbrio entre os treinos e o descanso, até porque, caso contrário com a fadiga muscular você não vai conseguir treinar, trazendo assim uma quebra brusca na sua rotina de exercícios.

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