Hoje vamos falar um pouco mais sobre a retenção de líquidos que muitas vezes pode sim mascarar e ocultar os resultados de muito esforço na academia.

É comum vermos pessoas que têm o abdômen de dar inveja por baixo de uma camada de gordura falsa ocasionado pela retenção de líquidos, por isso continue ligado e fique por dentro do assunto!

Mas por que ocorre a retenção hídrica em nosso organismo?

Existem alguns fatores que vão contribuir para esse fenômeno, e no decorrer desse artigo vai ficar mais fácil monitorar alguns cenários do seu dia a dia que contribui para o surgimento do efeito de inchaço em algumas áreas do nosso corpo.

Se você gosta de exagerar um pouquinho com certa frequência em bebidas alcóolicas, curte aquela comida com mais sal, consome enlatados e industrializados, está dando uma forte contribuição para o inchaço do corpo por conta dos altos níveis de sódio encontrados em alimentos e hábitos citados acima.

Outro fator é seu “work station”, se você trabalha sentado por longas horas está fazendo com que o seu corpo lute mais contra a gravidade para que a circulação sanguínea flua pelo corpo, por isso é comum vermos o inchaço nas pernas e pés, por exemplo e para isso, recomendamos que você procure se levantar em determinados períodos do dia para ajudar na circulação do sangue, caso não seja possível, fazer massagens nas pernas e pés em alguns momentos é uma boa escolha para o caso.

E se a retenção de líquidos está localizada na região do abdômen, procure consumir mais água, alimentos com alta concentração de fibra, pois isso ajudará no bom funcionamento do corpo. Outro possível fator que está ocasionando a retenção dessa área pode estar relacionado à má mastigação dos alimentos e também pode significar algum possível problema hepático.

Agora que entendemos um pouco mais sobre o assunto, mapear os momentos críticos de nosso cotidiano que contribui para esse fenômeno ficou um pouco mais fácil, mas aqui vão algumas dicas para te ajudar:

– Beba pelo menos 2 litros de água por dia, isso fará com que seu corpo trabalhe de forma mais leve e irá ajudar a diminuir o efeito do inchaço.

– Reveja seus hábitos alimentares, seja sincero consigo mesmo e faça uma autocrítica, isso o ajudará a eliminar alimentos como, salgadinhos, frituras, congelados, enlatados que por sua alta concentração de sódio contribuem para a retenção hídrica. Por isso, procure alimentos mais naturais e frescos, abuse de legumes, frutas e verduras e alimentos com menor quantidade de sal, seu coração e seu corpo agradecem!

– Para as mulheres, principalmente para você que trabalha de salto alto, procure usar sapatos mais baixos e confortáveis nos intervalos, isso além de contribuir para a diminuição da retenção, ajudará também a aliviar a tensão provocada nas panturrilhas.

– E para você, que trabalha sentado o dia todo, procure ter uma rotina de exercícios físicos, é recomendável também que busque se levantar em alguns momentos para auxiliar a circulação sanguínea e assim contribuir para a diminuição da retenção!

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